Como configurar Google Apps

O Google Apps é uma ferramenta disponibilizada pelo Google para hospedagem de e-mails. 
A terminação do e-mail permanece inalterado (exemplo: seumail@seudominio.com.br) ou seja, ele continua funcionando dentro do domínio. Porém, para ativar esta função é necessário algumas configurações. Observe a seguir como fazê-las.

Importante

Para ter a hospedagem de seus e-mails com o Google Apps é cobrado um valor, mensal, por e-mail cadastrado. Verifique este valor antes de prosseguir com as configurações.

Iniciando o cadastro  

Para iniciar o cadastro de seu e-mail junto ao Google Apps vá ao site deles: https://www.google.com/intx/pt-BR/work/apps/business/

1. Clique em Iniciar agora

Observe, conforme destacado, a opção de verificar os preços.

Na página seguinte configure conforme instruções.

2. Em Sobre você

 2.1 - Informe seu primeiro e último nome
 2.2 - Informe o endereço de e-mail atual que você utiliza no trabalho 

3. Em Sobre sua empresa

 3.1 - Informe o nome da empresa ou organização
 3.2 - Selecione o número de funcionários
 3.3 - Informe o país/ região
 3.4 - Informe um número de telefone 

Na página seguinte, conforme destacado acima, o Google pergunta se você gostaria de utilizar o nome de domínio que já possui ou comprar um novo domínio. Informe que deseja utilizar um nome de domínio que já possui e informe o nome do domínio.

4. Em Criar uma conta do Google Apps

 4.1 - Escolha um nome de usuário para utilizar com a terminação do seu domínio.
 4.2 - Crie uma senha e digite esta senha novamente.
 4.3 - Informe o que vê escrito na imagem e assinale a opção que lei e concorda com o contrato (leia os tópicos para ter certeza do serviço que está contratando, isto é muito importante).

Na página seguinte escolha a opção que você mesmo irá configurar o e-mail, conforme destacado acima.

 

Clique para Iniciar a configuração conforme indicado acima. A seguir o Google vai pedir para confirmar o domínio.

 Em seguida copie o valor da metatag conforme destacado.

Confirmando a titularidade do domínio  

Após copiar o valor da metatag você deve colar em locais específicos para que o Google confirme que, de fato, você é o titular do domínio. Abaixo você encontra instruções para confirmar a titularidade no V2 e no V3.

 

Confirmando a titularidade do domínio no V3  

Dentro do painel administrativo do V3 efetue as configurações conforme indicado.

7. No menu lateral clique em Configurações

8. Clique em Marketing e SEO

9. Selecione Meta-Tags

Insira a meta-tag na opção Confirmação de titularidade

Confirmando a titularidade do domínio com o Google 

Após colar a meta-tag no painel administrativo retorne para a página do Google.

Assinale a opção Adicionei a metatag a minha página inicial e em seguida clique em verificar.

Feito isto o Google vai verificar a propriedade do domínio. Uma vez confirmado o Google vai lhe passar as configurações mx para serem inseridas na zona de DNS do seu domínio. Estas configurações devem ser repassadas ao administrador de hospedagem de seus e-mails. No caso de nossos clientes, deve ser solicitado a nós. Os apontamentos mx são estes a seguir:

Observe a opção Criei os registros MX com esses valores, conforme destacado acima. Quando o administrador de e-mails retornar dizendo que a configuração foi feita, marque esta opção e o Google vai verificar a configuração. Se estiver tudo correto irá retornar uma resposta positiva e a partir daí seus e-mails já estão funcionando junto ao Google Apps. Não se esqueça que durante 30 dias a utilização é gratuita, após isto é cobrado um valor por conta de e-mail.

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